Dra. Pamella Bezerra - Dermatologista
Como é feita a biópsia de pele em Chapecó?

A biópsia de pele em Chapecó pode ser feita de diversas formas e tudo dependerá da indicação do dermatologista. Podendo ser uma biópsia por “punch”, raspagem, excisão, incisão ou até mesmo por aspiração.
A biópsia de pele é um procedimento rápido e simples, realizado sob anestesia local e que é indicado pelo dermatologista com a finalidade de investir qualquer tipo de alteração na pele que possa indicar malignidade ou interferir na qualidade de vida do paciente.
Ao verificar a presença de alguma alteração na pele, o médico pode coletar uma pequena amostra da região alterada e enviar para a análise em laboratório.
Assim, é possível diagnosticar se há comprometimento do tecido e qual a gravidade. Desta forma, o médico pode indicar o tratamento mais adequado.
Quando a biópsia de pele é indicada?

A biópsia de pele é indicada quando o dermatologista verifica a presença de manchas escuras, sinais inflamatórios ou crescimentos anormais na pele, como os sinais, por exemplo.
Assim, a biópsia de pele tem como objetivo diagnosticar cistos que possuem características cancerosas, infecções, doenças inflamatórias como a eczema e a dermatite e o câncer de pele.
Como é realizada a biópsia de pele?

A biópsia de pele é realizada por meio de um procedimento simples e objetivo, que não necessita de internação hospitalar e sob anestesia local.
Este tipo de procedimento não provoca dores, porém o paciente pode sentir um ardor que dura poucos segundos, devido ao anestésico. Após a coleta, o material é enviado para que sejam feitas as análises em laboratório.
Há diversos tipos de biópsia que podem ser indicadas pelo dermatologista e isso varia de acordo com as características da lesão. Os principais tipos são:
- Biópsia por “punch”: neste tipo de biópsia é inserido um cilindro com superfície cortante na pele que remove uma amostra que pode chegar até a gordura subcutânea;
- Biópsia por raspagem: é feita com o auxílio de um bisturi. A camada mais superficial da pele é removida e enviada para o laboratório. Apesar de superficial, a amostra pode ser ainda mais extensa que a coletada por meio da biópsia “punch”;
- Biópsia por excisão: neste tipo, são removidos fragmentos de grande profundidade e extensão, sendo mais utilizado para a remoção de sinais e tumores;
- Biópsia por incisão: é removida apenas uma parte da lesão, já que nestes casos, ela possui grande extensão.
Também pode ser realizada a biópsia por aspiração, na qual uma agulha é utilizada para aspirar uma amostra do tecido que será analisado.
No entanto, este tipo de biópsia não é indicada para avaliar as lesões na pele, apenas quando o resultado de biópsias anteriores mostram lesões cancerosas.
Médico que faz biópsia de pele em Chapecó
Para agendar uma consulta com a médica que faz biópsia de pele em Chapecó, a Dra. Pamella Bezerra, basta entrar em contato com a central de atendimento através dos telefones para contato - Clínica Catarinense de Dermatologia: (49) 99812-0221/ (49) 3328-4242 - Hospital São Roque: (49) 98408-0824 / (49) 3452-2586, ou
clicar aqui!